Teste rápido
O que é?
Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. Os testes rápidos são, primariamente, recomendados para testagens presenciais. O procedimento consiste em uma simples picada no dedo ou a coleta do fluído oral (no caso do HIV).
A quem se destina?
Os testes são destinados a toda população. Na unidade básica de saúde há uma atenção na realização de testes rápidos em gestantes e em seus parceiros.
Como solicitar?
O SUS disponibiliza gratuitamente o teste de HIV, sífilis e das hepatites B e C. Procure uma unidade básica de saúde da rede pública ou os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Exigências do Serviço/ Documentações
Não existem exigências.
Custos
Sem custo.
Passo a passo
Para realização do teste é necessário comparecer até uma unidade de saúde. É muito importante que na fase gestacional a mulher vá até a unidade de saúde e realize o teste rápido. O diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical. Nesse sentido, verifica-se a necessidade das equipes de Atenção Básica em realizar os testes rápidos para o diagnóstico de HIV e para a triagem da sífilis no âmbito da atenção pré-natal para as gestantes e seus parceiros sexuais.
Órgão/ Unidade Responsável
Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Extrema.